quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Diálogos

Basicamente entre o professor de História Medieval e essa que vos fala em meio a sala de aula.


- De que lado você tá?
- Do lado negro da força.
- Hum.


- Bom, ai vocês olham as representações do Dom Pedro I no cinema por exemplo. Os brasileiros possuem "boas referências" como o Tarcísio Meira e...
- Marcos Palmeira.
- Isso, ai vocês têm duas opções..
- Marcos Palmeira.
(pausa para a cara de choque)
- Eu tô aqui me reprimindo, evitando contar fatos pessoais enquanto você tá ai no canto expondo o que gosta! Que absurdo.


30 minutos.


- Você! Me conta. O que acha do marxismo. (falando isso pra um colega ao meu lado)
- Eu odeio.
- Mas você já leu algo do Marx?
- Ah, li alguns trechos...
- Seja direto, rapaz!
- Não, não li.
- E você não reprovou em Teoria?
- Não porque eu escrevi tudo que a professora discordava.
- Tá explicado.
(Entro sem querer na conversa com um: Meu deus!)
- Você! Você é uma humanista enrustida!
- Não, eu só falei meu deus pelo vocativo!


Mais uma pausa.


- Normalmente as pessoas dizem que o Renascimento foi o progresso da humanidade, onde as coisas passaram a ser "mudernas"  e a Idade Média virou a Idade das Trevas. Mas ai eu pergunto a vocês o seguinte: que tipo de ser humano é esse que se diz avançado estudando Sócrates e Platão? Eles não saberiam nada se não fossem os monges, certo? Vejam bem, a Idade Média só terminou no século 18 com a Revolução Industrial. Esses conceitos humanistas que nós vemos hoje não existem. O conflito entre a ciência e a religião também não existe. Percebem como o homem é louco?
(é possível ouvir duas crentes rindo no fundo da sala)
- Só uma pessoa que não é bem esclarecida, sem conteúdo, sem uma base concreta é que cria problema entre essas coisas. Vocês querem que eu acredite que o Humanismo e o Antropocentrismo existem? Que humanismo é esse que faz com que hoje o principal tema do mundo seja o terrorismo, a fome, as guerras, o aquecimento global? Onde somos humanos? E onde o homem é o centro do mundo??? No centro financeiro? No centro da desigualdade? Vocês tem duvidas a respeito? Olha pra janela! Olha a sua volta! A poluição, o discurso sustentável... Não sou que to dizendo isso, é só observar.


No final das 4h de aula eu era a única sentada, boquiaberta e espantada com tudo que tinha escutado. 

Nenhum comentário: